O Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC) está desempenhando um papel de destaque na missão de Mato Grosso à China, com o objetivo de apresentar e promover a carne produzida no estado na China Internacional Import Expo (CIIE). Neste dia 5 de novembro, tivemos o privilégio de obter entrevistas exclusivas com os principais líderes do IMAC, Caio Penido, presidente, e Bruno Andrade, diretor técnico, que compartilharam seus insights sobre a participação do IMAC na CIIE.
Em sua entrevista, Caio Penido explicou o principal objetivo da presença do IMAC na China. Ele destacou: "O nosso objetivo é promover a carne de Mato Grosso. O IMAC não vende a carne, ele promove a carne de Mato Grosso, facilitando a comercialização, o contato, abrindo o mercado na Ásia e no Oriente Médio. O MT Steak é o corte escolhido para ser a cara da carne de Mato Grosso, uma carne sem osso, atendendo o mercado asiático, já que não podemos exportar carne com osso para a China."
Penido enfatizou a importância da sustentabilidade do estado na produção de carne: "Através do MT Steak, mostramos toda a sustentabilidade do estado, da pecuária de Mato Grosso. Uma carne que conserva a biodiversidade por lei, já que Mato Grosso tem 62% do território destinado à conservação. É uma carne de baixo carbono, graças ao nosso clima tropical, tornando-a muito mais competitiva em termos de sustentabilidade e qualidade em comparação à carne de nossos concorrentes: EUA, Austrália, Uruguai e Argentina."
Ele prosseguiu destacando a segurança alimentar que o Mato Grosso oferece à China: "Reforçamos aqui na China que o Mato Grosso oferece segurança alimentar. A China é muito preocupada em alimentar sua população, e nós damos essa segurança alimentar. Além de sermos grandes produtores, podemos aumentar ainda mais essa produção para atender ao crescimento da demanda chinesa."
Penido ressaltou os principais tópicos que destacam o Estado em relação ao mercado: "Segurança alimentar, segurança climática, segurança comercial. A carne do Mato Grosso, a carne do Brasil, é a carne mais confiável para a China investir e acreditar em uma parceria."
Já Bruno Andrade compartilhou insights sobre o "MT Steak" e seu papel na missão da CIIE. Ele explicou: "O objetivo de trazer o MT Steak para a feira na China é apresentar esse novo corte e todos os atributos, todos os valores da produção de carne do estado de Mato Grosso, a qualidade da produção, a sanidade do nosso rebanho, a transparência e a rastreabilidade de como é feita nossa produção e a sustentabilidade. Todos esses valores estão embutidos neste corte, que é uma das principais estratégias de comunicação do IMAC sobre a carne bovina de Mato Grosso."
Andrade destacou a importância da parceria com a Marfrig: "Surgiu a oportunidade de trazer o produto para a feira que está sendo realizada em Xangai na China, em parceria com a Marfrig, e nós estamos fazendo a primeira degustação do MT Steak fora do país na expectativa de que esse corte seja utilizado pelos chineses em seu dia a dia."
Ele concluiu salientando o impacto positivo da missão na China: "A proposta é abrir novos mercados, diversificar a pauta de exportação e consolidar o mercado na China dos produtos mato-grossenses. A CIIE é a maior vitrine de importação daquele país asiático e foi criada pelo presidente Xi Jiping em 2017. A intenção é facilitar que países e regiões em todo o mundo fortaleçam a cooperação econômica e comercial em nível global."
A delegação de Mato Grosso à China, liderada pelo governador Mauro Mendes e acompanhada por representantes do setor produtivo do estado, demonstra o compromisso em fortalecer as relações comerciais entre Mato Grosso e a China, impulsionando a economia e promovendo a qualidade da carne do estado em um mercado global.