Um modelo de atividade que promove o turismo não só para os viajantes, mas também para sua população local, apresentando a cidade por novos olhares, demonstra que o turismo é um meio eficiente para transformar destinos em lugares melhores para se viver e visitar.
Essa é a proposta do Mobiliza SLZ, projeto que faz da capital maranhense, um movimento de ocupação criativa e cultural da cidade, trazendo conexão de potenciais econômicos, gerando desenvolvimento social, oportunidades para pequenos negócios, além de promover o resgate cultural e turístico da localidade.
O Mobiliza SLZ, iniciativa do Sebrae Maranhão, surgiu para fortalecer e celebrar as belezas culturais e artísticas de São Luís (MA), a cidade conhecida como a Jamaica Brasileira. A cultura, o turismo e a economia criativa, formam o tripé de uma rede plural e transformadora, baseada em um ambiente de troca e conexão de ideias e experiências.
Como projeto de valorização da diversidade cultural e criativa da cidade, o Mobiliza SLZ garantiu o prêmio Ouro de Turismo Responsável WTM Latin America, por oferecer a oportunidade de retomada da cultura nas ruas da cidade, de forma diferente, agregando uma nova experiência aos moradores locais e aos visitantes de fora.
Para o diretor Técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, o reconhecimento é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos. “É com alegria que compartilhamos o reconhecimento e o destaque que o Mobiliza vem recebendo, por seus resultados e relevância, com todos aqueles que contribuem com o projeto: iniciativa pública, privada, equipe do Sebrae e, sobretudo, aos empreendedores criativos que fazem esse grande movimento acontecer com muita beleza e engajamento”, destacou.
O Mobiliza SLZ conecta empreendedores, artistas e profissionais da economia criativa para transformar São Luís na Ilha da Criatividade. O movimento reúne ações que incluem desde performances individuais a eventos nos mais diversos formatos, como festivais de música, cinema, teatro, performances e intervenções artísticas.
Nesse sentido, a cadeia de valor da economia criativa é ponto central para o desenvolvimento do turismo e da cultura local, aumentando o fluxo de pessoas nos restaurantes, valorizando a arquitetura da cidade, a moda, o artesanato, a literatura, a música e o design da cidade que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
CIDADES CRIATIVAS- Para valorização da pluralidade nacional, o Ministério do Turismo lançou a série "Cidades Criativas do Brasil", que apresenta a história, tradições, cultura e beleza das cidades brasileiras quem integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.
O material está disponível no YouTube do MTur. CLIQUE AQUI e acesse.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo